Sintomas do bruxismo

O bruxismo ou briquismo é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia. É observada em pacientes de todas as idades. Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos fatores causais das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular. O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxila, travamento das articulações temporomandibulares. É muito importante observar os sintomas de bruxismo, seja o noturno ou o diurno. Atente-se se alguém te disser que você range os dentes durante a noite. Preste atenção caso você sinta que passa o dia apertando os maxilares um contra o outro e se acorda com a face dolorida ou cansada.

Causas e conseqüências do bruxismo

Quando noturno, o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo ser a causa da dor muscular e da fadiga. Um alinhamento incorreto dos dentes, alguns medicamentos antidepressivos que sejam inibidores seletivos da recaptação de serotonina, promovem um aumento na taxa de bruxismo. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, a fricção pode provocar quebra e fissuras. As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros.

Quando diurno, estresse e ansiedade são os principais fatores.

Tratamento

O primeiro passo é reconhecer o problema e tentar achar suas causas no dia-a-dia. A terapia mais empregada atualmente para o alívio dos sinais e sintomas da articulação temporomandibular associada ao bruxismo é a utilização de placas interoclusais. Essas placas reduzem a atividade dos músculos durante a noite e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito. Outro passo importante é diminuir a tensão psicológica. Já os distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade devem ser aliviados e medicados, se necessário, através da psicoterapia.

Placas para bruxismo feitas sob medida

Bárbara Nepomuceno

Modelo

"Meu sorriso é muito importante para mim, tanto na vida pessoal quanto profissional. É fundamental ter um tratamento realizado por alguém que se preocupa com os detalhes do seu trabalho e eu sempre percebi isto nos tratamentos que fiz com o Dr. José Roberto. Ele sempre fez questão de me proporcionar o melhor tratamento com os melhores materiais, isso me tranqüiliza e os resultados sempre foram excelentes. Quando alguém elogia seu sorriso sua auto-estima se eleva.

Sempre indico a Ortoscience quando me perguntam se conheço algum dentista. Fazendo isto sei que estarei ajudando outras pessoas a encontrar um bom profissional e ter ótimos resultados como os que eu sempre tive."

Ortodontista Especialista

Clínica

Como Chegar

Veja a qualidade dos nossos tratamentos através do nosso canal no Youtube

Dr. José Roberto Fernandes

Graduação em Odontologia FO-UFU

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial FO-UFMS

Damon System Doctor: Credenciado no sistema Damon System

Conselho Regional de Odontologia (CRO-DF): 3938

Inscrição de Especialista no Conselho Federal de Odontologia (IE): 2269

® Ortoscience - Marca Registrada

SGAS 910, Bloco D, Sala 145 - Asa Sul - Brasília/DF | Fone: (61) 3443-6987 / 99343-0804